Ari Azambuja

Ari Azambuja

Administrador de Empresas, Analista de Sistemas, especialista em Informática na Educação e MBA em Comunicação e Marketing de Turismo, natural de Porto Alegre/RS, professor, palestrante e consultor organizacional há mais de três décadas.

Pioneiro na área de informática, ao desenvolver software, na década de 1980, em banco de dados, para a área de recursos humanos facilitando o processo de recrutamento e seleção.

Como oficial do Exército Brasileiro, desenvolveu espírito de liderança e aperfeiçoou sua visão estratégica, que lhe rendeu dinamismo, sagacidade e iniciativa, visando desenvolver estratégias para vencer desafios pessoais e profissionais.

Escritor, produtor e ator de peças teatrais organizacionais, apresentadas nos estados do RS e SC.

Produtor e apresentador do programa de televisão Mundo da Gestão e do programa de rádio Embarcando no Turismo, para o Sul do estado de Santa Catarina.

Escritor de artigos para revistas e semanários nas áreas de gestão e turismo.

Professor universitário e ex-coordenador de cursos técnicos nas áreas de: Administração, Turismo, Informática e Secretariado.

Idealizador e ex-coordenador do Instituto de Pesquisa da SATC (IPESATC), onde desenvolveu pesquisas para iniciativa privada e administração pública.

Entusiasta e um dos líderes do desenvolvimento do Turismo no Sul de Santa Catarina, tendo sido diretor da Instância de Governança Encantos do Sul, composta de 31 municípios (Forquilhinha, Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Lauro Müller, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Tubarão, Capivari de Baixo, São Ludgero, Gravatal, Braço do Norte, Grão Pará, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Armazém, São Martinho, Imaruí, Laguna, Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes).

Consultor na área de Turismo para administração pública e privada.

Desenvolveu o Plano Regional de Turismo para a AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), região composta de doze municípios (Forquilhinha, Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Lauro Müller, Treviso, Siderópolis e Nova Veneza) no Sul de Santa Catarina.

Realizou análise de viabilidade de empreendimentos privados, redirecionamento e prospecção de mercado, planejamento estratégico e de marketing, plano de comunicação, entre outras ações.

Enquanto diretor do Museu do Carvão da SATC, desenvolveu uma série de eventos que se realizavam no interior na unidade museológica Mina de Visitação Octávio Fontana. Sendo esta, uma das quatro minas de carvão visitáveis do mundo, tornou-se a única a fazer jantares e eventos no seu interior.

Palestrante da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) para todo o Brasil e da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) de Santa Catarina, com participação em eventos nas CDL´s de: Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Urupema, Santo Amaro da Imperatriz, Passo de Torres, Barra Velha, Timbó, Pomerode, Rio Rufino, Bom Retiro, Lages, Palmitos, entre outras.

Conferencista nas áreas gerencial, vendas e atendimento, com atuação na rede das Lojas Colombo, Quero-Quero, Têxtil Partenon, Credisol, AVON e outros.

Na segmento motivacional realizou palestras para Exército Brasileiro, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Policia Militar de Santa Catarina, Indústria Pagé, Camil, AESsul, Colominas, SIPAT´s de indústrias e comércio, e diversas Instituições de Ensino.

Exemplo de auto superação em termos de desinibição.

Instituições que atuou: