Turismo

Turismo

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Turismo (OMT), turismo é a atividade do viajante que visita uma localidade fora de seu entorno habitual, por período inferior a um ano, e com propósito principal diferente do exercício de atividade remunerada por entidades do local visitado.

Quando falamos de Turismo, logo nos vem à mente o desfrutar de momentos que serão inesquecíveis, pela simples razão da concretização de sonhos. Quem já não desejou ir ao Santuário da Nossa Senhora Aparecida?, conhecer o deserto do Atacama?, ir ao Cristo Redentor?, se “aventurar” em viajar sozinho por um continente?, curtir o frio da serra gaúcha bem acompanhado?, conhecer o museu do Louvre?, ir àquele restaurante tão famoso da cidade próxima?, passar as férias na Disneyland?, viajar com a família para qualquer lugar?, imergir na cultura japonesa?, conhecer a serra do Rio do Rastro?, visitar a Irlanda?, passar a lua de mel naquele local especial?, entre outros tantos desejos?

O que não nos passa na mente, é a dimensão deste setor, bem como sua importância para a matriz econômica de uma cidade, região, estado ou país. Por ser um setor transversal na matriz econômica, tem influência e reflexos em todos os setores da economia. De forma direta, movimenta todo o trade turístico, que reúne meios de hospedagem, bares e restaurantes, centros de convenções, organizadoras de eventos, agências de viagens e prestadores de serviços. Enquanto de forma indireta, atua em todos os outros setores, como no comércio pelas compras em lojas, farmácias, supermercados, entre outros. Na indústria pela fabricação de produtos que serão consumidos e na prestação de serviços, como, nos postos de gasolina, nas oficinas mecânicas, por advogados, médicos, entre diversos outros. Agindo assim, na economia de forma dinâmica e em toda a sua totalidade.

Mas o grande desafio são os gestores, públicos e privados, entenderem que o Turismo faz parte do seu público alvo, independentemente do seu ramo de atividade e preparar-se para explorá-lo.

Observe as informações e números abaixo e reflita.